loader

Protocolado pedido de CPI para investigar furto e receptação de cabos de cobre em Porto Alegre

  • Home    /
  •    Notícias    /
  • Protocolado pedido de CPI para investigar furto e receptação de cabos de cobre em Porto Alegre
Protocolado pedido de CPI para investigar furto e receptação de cabos de cobre em Porto Alegre

Vereadora Mônica Leal (Progressistas) ingressou com proposta na Câmara Municipal a partir de reportagens exibidas por veículos do Grupo RBS.

Furto de cabos tem prejudicados sinaleiras da Capital.

Reprodução/RBS TV A vereadora Mônica Leal (Progressistas) protocolou um pedido, na Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta quarta-feira (26), para investigar o furto e a receptação de cabos de cobre em Porto Alegre.

O próximo passo é a homologação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) pelo presidente da Casa para, em seguida, os partidos indicarem os membros.

Ao argumentar sobre a importância da CPI, Mônica e outros 11 vereadores citam dados apurados em reportagens do Grupo RBS, como a explosão de casos identificados pela Empresa Pública de Transporte Coletivo.

O total de furtos de cabos na rede de semáforos entre janeiro e abril deste ano já supera os números de todo o ano passado, segundo a EPTC.

"Tudo isto provoca um gasto milionário aos cofres da prefeitura de Porto Alegre todos os anos.

Além do dano ao patrimônio público e os gastos que saem dos cofres das prefeituras, os cidadãos são diretamente afetados pelos atos criminosos.

O furto de fios de cobre causa falta de luz nas residências e comércios, o risco dos fios energizados que ficam expostos e as horas a fio sem energia elétrica" justifica a parlamentar.

Desde segunda-feira (24), veículos da RBS vêm revelando o furto e receptação de cabos que impactam serviços públicos como rede de semáforos, fornecimento de energia e telefonia, bem como o funcionamento dos trens metropolitanos.

Assista aos flagrantes exibidos pelo Jornal do Almoço, da RBS TV: Roubo de cabos e fios cresce em ritmo acelerado no Rio Grande do Sul A ideia é que a CPI possa auxiliar as forças de segurança na identificação das empresas envolvidas no esquema, o caminho percorrido pelos cabos furtados e a regulamentação da prefeitura em torno do comércio especializado.

Na terça (25), o RBS Notícias revelou que existe uma lei estadual obrigando ferros velho a preencher cadastro com dados dos compradores, mas a norma não prevê punição em caso de descumprimento.

Um projeto em tramitação na Câmara prevê que um comerciante flagrado praticando esse tipo de crime fica impedido de obter novo alvará, por um prazo de dois anos.

Assista: RS possui lei que obriga cadastro de compra e venda de fios de cobre VÍDEOS: tudo sobre o RS


Publicada por: RBSYS

BAIXE NOSSO APP

Utilize nosso aplicativo para escutar Rádio Liderança Web Sul direto de seu dispositivo movel.

img

Copyright © 2024 Rádio Liderança Web Sul. Todos os direitos Reservados.