loader

Imagens mostram alojamento onde ficavam trabalhadores resgatados de situação semelhante à escravidão em Uruguaiana

  • Home    /
  •    Notícias    /
  • Imagens mostram alojamento onde ficavam trabalhadores resgatados de situação semelhante à escravidão em Uruguaiana
Imagens mostram alojamento onde ficavam trabalhadores resgatados de situação semelhante à escravidão em Uruguaiana

Ao todo, 85 trabalhadores foram resgatados em lavouras de arroz na última sexta-feira (10).

Três galpões de madeira, sem estrutura para alimentação e descanso, abrigavam empregados.

Vídeo mostram alojamento onde ficavam trabalhadores resgatados em Uruguaiana A RBS TV teve acesso, nesta sexta-feira (17), a um dos alojamentos onde ficavam trabalhadores resgatados de situação semelhante à escravidão em lavouras de arroz de Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.

O local fica em uma área rural do município, no caminho do distrito de Plano Alto.

Veja o vídeo acima e as fotos abaixo.

São três galpões de madeira, com vários buracos, no mesmo espaço em que são guardados agrotóxicos.

A cozinha é uma mesa com um fogareiro.

No chão, ficam colchões que, na verdade, são espumas velhas sem capa ou lençol.

O que é 'trabalho análogo à escravidão'? Especialista explica Colchão em alojamento de trabalhadores resgatados em Uruguaiana Reprodução/RBS TV Os proprietários da estância São Joaquim disseram que a propriedade está arrendada para uma pessoa que faz o plantio do arroz no local.

Eles alegam que não sabiam das suspeitas de exploração de mão de obra e condenaram o que ocorreu.

Em nota, a estância Santa Adelaida afirma que os trabalhadores encontrados não fazem parte do quadro da empresa e que eram terceirizados.

A fazenda diz estar à disposição da Justiça para o esclarecimento do caso.

A BASF, multinacional do setor de grãos investigada no caso, afirma que lamenta profundamente o ocorrido com os trabalhadores e que tem contrato com as fazendas para produção de sementes de arroz.

LEIA TAMBÉM: PF identifica suspeitos de submeter homens à situação semelhante à escravidão na Serra Armas de CAC são apreendidas em operação contra trabalho escravo em Bento Gonçalves Interior de alojamento onde trabalhadores foram resgatados em Uruguaiana MPT/Divulgação Relembre Ao todo, 85 trabalhadores foram resgatados em Uruguaiana, na última sexta-feira (10).

Do total de pessoas, 11 são adolescentes com idades entre 14 e 17 anos.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Uruguaiana disse que os empregados extraíam o arroz vermelho, considerado uma praga nas lavouras, com uma faca de serra, como as utilizadas na cozinha.

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) já identificaram os elos da cadeia produtiva do arroz nas duas estâncias onde houve o resgate.

Seriam, segundo os órgãos, os proprietários das terras, o arrendatário de uma das fazendas, os aliciadores e uma grande empresa de sementes que comprava e controlava a safra.

Os nomes dos envolvidos são mantidos sob sigilo pelas autoridades.

O esforço da fiscalização, agora, é identificar precisamente a responsabilidade de cada um dos envolvidos.

Após essa etapa, deve ocorrer a negociação do pagamento voluntário das obrigações de cada um para com os trabalhadores, em indenizações individuais, e com a sociedade, em direitos coletivos.

Conforme o MTE e o MPT, os resgatados não utilizavam equipamentos de proteção e caminhavam à exaustão antes de chegarem ao local em que desempenhavam as atividades.

A refeição e as ferramentas de trabalho eram custeadas pelos próprios empregados.

As condições degradantes incluíam comida azeda, não fornecimento de água e caminhadas de cerca de uma hora sob o sol escaldante para chegar ao local em que desempenhavam as atividades.

A comida deles azedava e eles tinham que repartir o que não azedava entre eles.

Sem local de descanso, então muitas vezes tinham que dormir embaixo do ônibus, que era onde tinha sombra'', relata o auditor.

Se algum deles adoecesse, teria remuneração descontada, segundo apurado pela fiscalização.

Conforme os relatos, um dos adolescentes sofreu um acidente com um facão e ficou sem movimentos de dois dedos do pé.

Fotos do alojamento: Alojamento de trabalhadores resgatados em Uruguaiana Reprodução/RBS TV Fogareiro em alojamento de trabalhadores resgatados em Uruguaiana Reprodção/RBS TV Caixa com produtos em alojamento de trabalhadores resgatados em Uruguaiana Reprodução/RBS TV Área externa a alojamento de trabalhadores resgatados em Uruguaiana Reprodução/RBS TV Interior de alojamento onde trabalhadores foram resgatados em Uruguaiana MPT/Divulgação VÍDEOS: Tudo sobre o RS


Publicada por: RBSYS

BAIXE NOSSO APP

Utilize nosso aplicativo para escutar Rádio Liderança Web Sul direto de seu dispositivo movel.

img

Copyright © 2024 Rádio Liderança Web Sul. Todos os direitos Reservados.