Sul do estado sofreu com transtornos decorrentes da chuva volumosa. Alerta de perigo de tempestade está ativo para a maior parte do Rio Grande do Sul, segundo o Inmet. Casa destelhada em Camaquã, no RS
Reprodução/ RBS TV
O Rio Grande do Sul registra temporais e fortes chuvas ao longo desta semana. Na quarta-feira (25), municípios como Camaquã e São Lourenço do Sul, no Sul do estado, enfrentaram volumes de precipitação acima da média para todo o mês de setembro.
???? Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
De acordo com a Climatempo Meteorologia, Camaquã acumulou 187 mm em um único dia, enquanto a média para o mês é de 165 mm.
Já São Lourenço do Sul teve um acúmulo de 182 mm, sendo a previsão para setembro de 145 mm.
Temporal e vento de 100 km/h deixam casas destelhadas em Camaquã; prefeitura declara emergência
Para esta quinta-feira (26), um alerta de perigo de tempestade está ativo na maior parte do estado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (veja mapa abaixo). O dia deve ser marcado por chuva volumosa, granizo e ventos com rajadas de até 70 km/h, mas que podem passar deste número em algumas regiões.
Tempestades e acúmulo de chuva previstos para o RS
Divulgação/ Inmet
A Climatempo destaca tempestades com risco de granizo para as regiões das Missões, Central, Vales e a Região Metropolitana.
Morador registra pedra de granizo com 7 centímetros e 170 gramas durante temporal no RS; FOTOS
De acordo com a Defesa Civil do estado, as condições climáticas severas resultaram, até a noite de quarta-feira, em, ao menos, 560 desalojados e 299 desabrigados.
Em maio, o estado gaúcho foi atingido por uma enchente. Milhões de pessoas foram atingidas e 183 morreram.
Previsão de tempo estável no RS
Embora a sexta-feira (27) traga uma expectativa de tempo mais estável, ainda há possibilidade de chuvas na Região Metropolitana de Porto Alegre e na Serra gaúcha.
O fim de semana promete um retorno ao sol e temperaturas em elevação, mas a circulação de ventos deve manter um clima ameno em todo o estado. A população é orientada a se manter atenta aos riscos associados às condições climáticas atuais.
Segue o alerta para chuva, temporais e ventania no RS
Estragos nas regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste
Camaquã foi atingida por forte temporal e intensas rajadas de vento que deixaram casas e comércios destruídos na quarta-feira. Segundo a Defesa Civil do município, as rajadas passaram de 100 km/h. A prefeitura declarou situação de emergência.
O ginásio municipal servirá de abrigo para quem foi afetado pelo temporal.
Postes caídos e homem em cima de telhado em Camaquã
Reprodução/RBS TV
Em Piratini, moradores da cidade fotografaram pedras de gelo com até 7 centímetros de diâmetro e quase 200 gramas de peso que caíram sobre o município.
Morador registra pedra de granizo de 7 cm e 170 gramas
Eduardo Teles/Arquivo Pessoal
Já em Bagé, uma casa na Rua General Gomes Carneiro desabou. Os imóveis vizinhos foram esvaziados devido ao risco de desmoronamento.
Casa foi destruída durante temporal em Bagé
Rodrigo Evaldt/RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Publicada por: RBSYS