Participaram do debate, neste sábado (28), os candidatos Caio Riela (MDB), Carlos Delgado (PP), Delegado Epifânio (PL), Marcelo Lemos (PDT) e Prof. Ilson (PT). Assista ao debate dos candidatos à prefeitura de Uruguaiana
Os candidatos à Prefeitura de Uruguaiana participaram, na noite deste sábado (28), de um debate promovido pela RBS TV. O encontro, exibido a partir das 23h20, foi mediado pela jornalista Juliana Motta e também foi transmitido pelo g1.
???? Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Participaram do programa os candidatos Caio Riela (MDB), Carlos Delgado (PP), Delegado Epifânio (PL), Marcelo Lemos (PDT) e Prof. Ilson (PT).
Entre os temas abordados, os candidatos falaram sobre investimentos na pavimentação, segurança e transporte público.
O debate teve dois direitos de resposta solicitados à RBS TV, dos quais um foi atendido, do candidato Caio Riela a Carlos Delgado.
O debate foi dividido da seguinte forma:
1º bloco: candidato pergunta para candidato, com tema livre
2º bloco: candidato pergunta para candidato, com tema sorteado
3º bloco: candidato pergunta para candidato, com tema livre
4º bloco: candidato pergunta para candidato, com tema sorteado
Considerações finais
Foram convidadas para participar do debate todas as coligações com, no mínimo, cinco representantes no Congresso Nacional, obedecendo às regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a realização de debates nesta eleição.
Veja os candidatos a prefeito e a vereador em Uruguaiana
Acompanhe a cobertura completa das eleições no RS
Debate em Uruguaiana, mediado por Juliana Motta
Mariá Cói/RBS TV
1º bloco
No primeiro bloco, os cinco candidatos fizeram perguntas entre si, com tema livre. A ordem de cada candidato foi sorteada anteriormente.
Cada pergunta teve tempo de 30 segundos, com 1 minuto e 30 segundos para resposta, 1 minuto e 15 segundos para réplica e 1 minuto e 15 segundos para tréplica.
Caio Riela questionou Carlos Delgado sobre a reabertura da usina térmica a gás natural. "Estive junto ao governo do estado, onde um grupo de investidores, eu, Uruguaiana, inclusive apresentaram um projeto ao governador, junto à Fepam, para que nós possamos construir na cidade o nosso parque eólico", respondeu Delgado.
Delegado Epifânio questionou Prof. Ilson sobre a Santa Casa da cidade. "A gente vai discutir a Santa Casa com a comunidade, a gente vai chamar os responsáveis pela gestão da Santa Casa, o corpo clínico, os funcionários e a partir daí ter o entendimento. E entendemos que o Hospital Universitário do Pampa vai servir e muito para desafogar o atendimento na Santa Casa", respondeu Ilson.
Carlos Delgado questionou Caio Riela sobre o atendimento a pessoas com deficiência. "A acessibilidade no centro, em alguns lugares, até existe alguma coisa, mas com relação aos bairros, com relação às escolas nos bairros, não há acessibilidade. Há toda a inclusão, não só do autista, que é importante, mas dos especiais, todos aqueles que necessitam desse atendimento, há uma dificuldade, inclusive o transporte público, não tem um cadeirante como pegar um ônibus, um transporte", respondeu Riela.
Prof. Ilson questionou Marcelo Lemos sobre o apoio do PDT ao atual prefeito. "Assim como a maioria dos uruguaienenses, eu também dei um voto de confiança ao governo. Assim como a maioria dos uruguaienenses, eu também fui traído, também fui enganado. Nós que acreditamos lá em 2020 que haveria um novo tempo, uma nova Uruguaiana, nos decepcionamos", respondeu Lemos.
Marcelo Lemos questionou Delegado Epifânio sobre desburocratização. "É lógico que investimento em sistemas avançados de tecnologia trarão economia, o PIX é um sistema avançado, rápido, que permite pagamentos e isso aí já traz para o caixa do município imediato o retorno. Tecnologia, gestão financeira equilibrada e eficiente, essa será a nossa meta para Uruguaiana a partir de 1º de janeiro de 2025", respondeu Epifânio.
Assista ao primeiro bloco do debate à prefeitura de Uruguaiana
2º bloco
No segundo bloco, os cinco candidatos fizeram perguntas entre si, com temas sorteados. A ordem de cada candidato foi sorteada anteriormente.
Cada pergunta teve tempo de 30 segundos, com 1 minuto e 30 segundos para resposta, 1 minuto e 15 segundos para réplica e 1 minuto e 15 segundos para tréplica.
Marcelo Lemos questinou Carlos Delgado sobre a atuação da Comissão de Gestão e Fiscalização do Contrato de Saneamento de Uruguaiana. "Através do programa Mediar, junto à Prefeitura e ao Ministério Público, foram aplicados R$ 16 milhões de multas à empresa concessionária d'água. Esses valores que foram revertidos junto ao acordo com o Ministério Público em asfalto, em pavimentação", respondeu Delgado.
Prof. Ilson questionou Delegado Epifânio sobre pavimentação. "Aliás, há quatro anos atrás eu caminhei pela cidade toda e agora ela está pior, está mais esburacada. A cidade está destruída. Isso aqui parece um teatro de guerra depois de um bombardeio. Eu falo isso porque tive formação militar e a gente vê aqueles cenários ali", respondeu Epifânio.
Carlos Delgado questionou Prof. Ilson sobre o funcionalismo municipal. "Uma das principais propostas, e em atenção à categoria dos servidores públicos municipais, é terminar com aquela medida provisória que faz uma penalização a 12% da categoria que recebe o piso inferior a um salário mínimo. Nessa questão, nós vamos trabalhar e tentar diminuir esta defasagem que não é digna com a condição humana", respondeu Ilson.
Caio Riela questionou Marcelo Lemos sobre agricultura. "Nós vamos criar a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Pesqueiros, atentando aos pequenos e não atrapalhando os grandes. Uruguaiana tem 1,4 mil km de estradas vicinais, mas tem mais, muito mais que isso, de corredores privados que são utilizados para o transporte escolar, para a saúde, são utilizados para os funcionários públicos, para as pessoas que precisam transitar", respondeu Lemos.
Delegado Epifânio questionou Caio Riela sobre turismo. "A Uruguaiana é a capital do festival. A Uruguaiana vem à Califórnia. A Uruguaiana tinha o Natal Pampa Iluminado. A Uruguaiana tem um rio maravilhoso. Vamos explorar o turismo aquático, o turismo rural", respondeu Riela.
O candidato Carlos Delgado pediu um direito de resposta, que foi negado pela organização do debate.
Assista ao segundo bloco do debate de Uruguaiana
3º bloco
No terceiro bloco, os cinco candidatos voltaram a fazer perguntas entre si, com tema livre. Os tempos foram os mesmos dos blocos anteriores.
Marcelo Lemos questionou Carlos Delgado sobre alagamentos. "Nós vamos sim, vamos continuar investindo, porque a gente sabe a necessidade de investimento em infraestrutura. Nós vamos comprar caminhões para fazer essa manutenção e vamos sim estar presente lá, onde as pessoas mais precisam", respondeu Delgado.
Prof. Ilson questionou Carlos Delgado sobre o auxílio reconstrução. "O Governo Federal criou um programa justamente para ajudar essas famílias durante esse período muito difícil. E a gente, sim, precisa estar atento para que essa verba chegue para aquelas pessoas que mais precisam, assim como nós vamos desenvolver a segunda etapa do Olavo Rodrigues, que são mais de 301 casas que já foram lançadas", respondeu Delgado.
Caio Riela questionou Marcelo Lemos sobre política fundiária. "A questão da habitação hoje é importante para o município porque nós temos quase 5 mil famílias no flagelo da falta da casa, da falta de habitação. O Olavo Rodrigues, que teve problemas do governo federal, sim, mas também não teve a obra de asfaltamento que, por contrato, a Prefeitura Municipal deveria ter feito", respondeu Lemos.
Delegado Epifânio questionou Prof. Ilson sobre esporte e lazer. "Na periferia, nós temos uma grande deficiência de áreas para esporte e lazer. Ou seja, manifestações periféricas da nossa juventude clamam por área esportiva, clamam por pistas de skate. É isso que o jovem lá da União das Vilas está esperando. É isso que o jovem lá do Cabo Luiz Quevedo está esperando. É isso que o jovem do Mascarinhas de Moraes quer, pistas de skate, quer ginásio poliesportivo", respondeu Ilson.
Carlos Delgado questinou Prof. Ilson sobre segurança. "Nós tivemos um CIOSP aqui em Uruguaiana e que foi abandonado. Nós perdemos, inclusive, a Brigada Militar que tinha patrulhamento aéreo, tinha toda uma estrutura. O nosso programa de segurança e turismo começa revitalizando aquela região que a gente chama de Perau do Sapo, estimulando a vinda dos turistas, porque passam lá e não têm uma boa imagem, uma boa visão da cidade", respondeu Ilson.
Assista ao terceiro bloco do debate de Uruguaiana
4º bloco
No quarto e último bloco, os cinco candidatos voltaram a fazer perguntas entre si, com tema sorteado. Os tempos foram os mesmos dos blocos anteriores.
Delegado Epifânio questionou Prof. Ilson sobre habitação. " Se há um governo que tem promovido política pública de habitação nesse país, é o governo Lula. Aqui no município, nós temos já várias casas entregues, já várias habitações entregues", respondeu Ilson.
Carlos Delgado questionou Prof. Ilson sobre finanças públicas. "Nós temos que ter mecanismos que induzam a atividade econômica local para que esses 25% sejam ampliados e isso vai dar sustentação ao município", respondeu Ilson.
Prof. Ilson questinou Caio Riela sobre esporte e lazer. "O esporte é a solução para tudo. E lamento ter abandonado tanto o nosso esporte. Eu fiz a primeira pista de skate de Uruguaiana. Era para ter uma em cada bairro. Passou cinco mandatos, cinco gestões", respondeu Riela.
Caio Riela questinou Carlos Delgado sobre saúde. "Nós vamos manter a Santa Casa aberta, nós vamos viabilizar e continuar investindo os recursos para a Santa Casa continuar salvando vidas, assim como fizemos quando reabrimos a cardiologia, quando reestruturamos a oncologia", respondeu Delgado.
Marcelo Lemos questionou Delegado Epifânio sobre cultura. "E o carnaval de Uruguaiana é o terceiro melhor do país. Ou seja, ele tem que ser incentivado para se manter nesse patamar e nós com certeza já a partir da próxima semana começaremos a trabalhar com o carnaval de Uruguaiana", respondeu Epifânio.
Assista ao 4º e último bloco do debate de Uruguaiana
Considerações finais
Também no último bloco, cada candidato teve 1 minuto para as considerações finais. A ordem de fala foi sorteada anteriormente.
Caio Riela: "Eu quero dizer mais uma vez para vocês. Neste final, está terminando, já houve a oportunidade de todo mundo fazer as suas explicações, justificar por que não fez e eu estou preparado. Vocês me chamaram, estou de volta. Então, eu quero que vocês compartilhem, vamos multiplicar esse apoio".
Carlos Delgado: "Vem conosco. Ficou muito claro quem tem projeto e quem só ataca, quem quer o poder pelo poder. E nós vamos desenvolver um projeto ao lado do Doutor Telson, que é uma pessoa séria, um homem público, mais de 30 anos cuidando das crianças".
Prof. Ilson: "Nunca disputei eleição e quero trazer para você eleitor e eleitora a minha experiência de vida, 36 anos em análises clínicas, 15 anos de Conselho Municipal de Saúde, construção de laboratório clínico, investimento pesado na cidade e quero cuidar das finanças públicas, da educação e da saúde do município".
Marcelo Lemos: "Com todo respeito aos demais candidatos tu sabe que a mudança só tem uma via. Tu quer mudar. A Uruguaiana não pode continuar como está e nós somos a mudança, a mudança segura, a mudança responsável, conversando com todo mundo, sem perseguição, sem ataques".
Delegado Epifânio: "Esse grupo é um sistema que está com uma campanha com sinais exteriores, de muita gastança, de muito dinheiro. E por que isso? Porque querem se manter no poder. Nos apresentamos: delegado Epifânio, gestor público há 38 anos".
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Publicada por: RBSYS